Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 525

Mensagem de Natal de S.E o Sr. Presidente da Assembleia Portuguesa da Ordem de Malta

                                          Gentile da Fabriano, 1423

Queridos Confrades, queridos amigos,

O anjo disse aos pastores,  "Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo, hoje na cidade de David nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor. Isto vos servirá de sinal, encontrareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura".
Logo após juntou-se ao anjo uma multidão do exército celeste, louvando a Deus e dizendo, "Glória a Deus nas alturas e paz na terra  aos homens de boa vontade".
Os pastores dirigiram-se então a Belém, viram o Menino Jesus, adoraram-no e foram divulgar, perante a admiração de todos quantos os ouviam, o que lhes tinham dito a seu respeito.
Foram assim estes pastores os primeiros a anunciar a Boa Nova.
Os primeiros Missionários.
São com efeito testemunhas e dão testemunho acerca do Messias, convertendo-se assim em proclamadores das maravilhas de Deus.
A partir deste encontro com o Menino, os pastores passaram a ter uma Missão.
Ora , também nós somos missionários  e "enviados".
Deus envia-nos, acompanha-nos e enche-nos de alegria, capacitando-nos para o cumprimento da missão que confiou a cada um de nós, honrando-nos com esse maravilhoso testemunho de confiança.
A nossa Missão não se centra tanto em discursos e na lógica da razão mas sim no anúncio de Jesus ressuscitado.
É o contacto com Jesus e o partilhar do pão que faz abrir o nosso coração, retemperar forças e avivar a alegria.
Não será excessivo relembrar que o Papa Francisco pede evangelizadores que se abram sem medo ao Espírito, que rezem e trabalhem, que cultivem a interioridade e o diálogo com o Senhor e que pratiquem a caridade.
E nós, enquanto Cavaleiros e Damas portugueses da Ordem de Malta, saibamos neste Natal dar graças a Deus por nos ter confiado a nossa Missão Cristã de Defesa da Fé e de auxílio aos mais desfavorecidos praticando a caridade particularmente em benefício de todos aqueles que designamos por  "Nossos Senhores os pobres e os doentes".
Roguemos ao Senhor Nosso Deus que nos dê as forças necessárias para cumprir estes propósitos  com Espírito Cristão e dando testemunho através da prática e da realização de boas obras.
Saibamos ser dignos e estar à altura destes desígnios que Deus Nosso Senhor quis para nós,  cumprindo com abnegação, generosidade e espírito de serviço.

Com os nossos votos de um Santo Natal e de um Feliz Ano Novo de 2015 repleto de Bênçãos do Senhor.


                                                     
Conde de Albuquerque
Presidente da Assembleia Portuguesa da 
Ordem Soberana Militar de Malta
                                                       
                                   
         

Viewing all articles
Browse latest Browse all 525