Quantcast
Channel: ORDEM DE MALTA
Viewing all 525 articles
Browse latest View live

Deslocação a República de Malta

$
0
0
Encontro com a Srª Presidente da República de Malta

No dia 8 de Setembro, S.E. o Sr. Conde de Albuquerque foi recebido por S.E. a Sr.ª Dr.ª Maria Luíza Coleiro, Ilustre Presidente da República de Malta, no Palácio de San Anton, sede da Presidência em Valeta.


Participação nas celebrações do 450º aniversário do Grande Cerco

S.E. o Sr. Presidente da Assembleia Portuguesa, o Conde de Albuquerque participou conjuntamente com os confrades Dr. Filipe de Mendia de Atayde Pinto de Mascarenhas e Prof. Arquiteto Mário Chaves nas celebrações do 450 º Aniversário do "Grande Cerco" a Malta, movido em 1565 pelo Sultão da Turquia, Solimão "O Magnífico".


Reunião no Circollo della Caccia

No regresso a Lisboa, os membros da Delegação Portuguesa reuniram-se para almoço no Circollo della Caccia em Roma.


Procissão em Honra de Nossa Senhora das Dores

$
0
0
Realizou-se no dia 14 de Setembro, em Ponte de Lima, a Procissão em Honra de Nossa Senhora das Dores.
A Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta fez-se representar pelo Chanceler, Engº. Francisco Calheiros, Conde de Calheiros, pelo Hospitalário, Augusto Pinto Osório e pelos Confrades João Abreu Lima, João Abreu Coutinho, Francisco Pereira Coutinho.

Procissão da Salga - São Miguel, Açores

$
0
0
A Ordem Militar e Soberana de Malta esteve representada nas Festas de Verão em honra de São José, na freguesia de Salga, no concelho de Nordeste, na ilha de São Miguel - Açores, através de José de Almeida Mello - Cavaleiro de Graça Magistral da Ordem de Malta, que participou na Missa Solene da Festa, bem como na projeção e realização de um tapete de flores com as cores e a Cruz de Malta, junto da Casa Cabral de Mello.

Dom Duarte de Bragança consagra filho Dom Afonso a Nossa Senhora da Lapa

$
0
0
Nos dias 5 e 6 de Setembro, o Concelho de Sernancelhe recebeu Suas Altezas Reais, os Duques de Bragança.
O motivo da visita foi a consagração de Dom Afonso de Bragança, o Príncipe da Beira (Cavaleiro Grã Cruz de Honra e Devoção da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana e Militar de Malta) a Nossa Senhora da Lapa, no Santuário da Lapa, cumprindo-se assim uma tradição existente há séculos e que dá continuidade ao ato praticado pelos Príncipes e Princesas da Beira ao atingirem a maioridade.
Dezassete anos depois, Dom Duarte de Bragança regressa a Sernancelhe para consagrar o seu filho Dom Afonso a Nossa Senhora da Lapa, símbolo do Culto Religioso no nosso país.
Dom Duarte de Bragança e Dom Afonso foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, o Exmo. Sr. Carlos Silva Santiago, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
No interior da Igreja mais de uma centena de convidados assistiu a este momento, sendo o mesmo transmitido aos expectadores que permaneceram no exterior, através de um ecrã gigante.
Dom Afonso de Bragança cumpriu um ritual secular, ajoelhado perante o Altar de Nossa Senhora da Lapa, a quem pediu auxílio e orientação para a sua vida.
O Reverendo Padre Alves Amorim, Reitor do Santuário, completou a Cerimónia com a oferta de uma Medalha e de uma Imagem de Nossa Senhora da Lapa ao Príncipe da Beira.
Dom Afonso retribuiu o gesto oferecendo uma Medalha ao Reitor do Santuário da Lapa.
Após a Cerimónia, seguiu-se a procissão acompanhada por milhares de visitantes, rumo ao espaço reservado à Missa Campal, presidida por Monsenhor Cândido Azevedo, que classificou este dia “Histórico” para a Lapa e para Sernancelhe.


Festa de exaltação da Santa Cruz em Vera Cruz de Marmelar

$
0
0
No dia 14 de Setembro uma delegação do Conselho da Assembleia Portuguesa participou na Festa da Exaltação da Santa Cruz que saiu do antigo Mosteiro da Ordem de Malta, em Vera Cruz de Marmelar, Portel, Alentejo.
O Relicário contendo a Santa Relíquia da Santa Cruz, a qual esteve presente na célebre batalha do Salado, da qual saiu vitorioso sobre os mouros El Rei D. Afonso IV, percorreu as ruas de Vera Cruz.

Falecimento do confrade Engº António Costa Santos

$
0
0
Faleceu o confrade Eng.º António Costa Santos, primo de S.E. o Conde de Albuquerque, antigo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada e antigo Secretário Regional.

Requiescat in Pacem

Casamento da Nobreza Portuguesa e Italiana

$
0
0
No dia 3 de Outubro ocorreu o casamento do Exm.º Sr. Dr. Francisco de Sousa Coutinho de Calheiros, cavaleiro de Honra e Devoção, filho do Exm.º Sr. Conde de Calheiros , Chanceler do Conselho da Assembleia Portuguesa e da Exm.ª Srª Dona Rosário de Sousa Coutinho de Calheiros, Condessa de Calheiros, com a Exm.ª Srª Dona Elena Zanardi Landi di Ravano, no Castello dì Rivalta, sede da sua família, em Piacenza, Itália.
Entre os 500 convidados vindos de todo o mundo, estiveram presentes S.S.A.A.R.R. os Duques de Bragança, Sua Alteza Real o Sr. Don Carlos de Borbon Parma (um dos Padrinhos da Noiva), e a nossa Assembleia que esteve representada ao mais alto nível por S.E. o Conde de Albuquerque, Presidente da Assembleia Portuguesa da Ordem de Malta, pelo Excelentíssimo Sr. Dr. João Pedro de Campos Henriques,  Secretário-Geral da ACPOSMM e muitos amigos da família do noivo que se deslocaram de Portugal para assistir e para participar nas cerimónias.
A Santa Missa foi presidida e celebrada por um dos Capelães Magistrais Grã Cruz da Assembleia Portuguesa Monsenhor José Avelino Bettencourt, Chefe de Protocolo do Vaticano.
Após a cerimónia religiosa seguiu-se uma receção e banquete nos claustros elegantes do Castello de Rivalta, que se prolongou com um Baile durante toda a noite.



Campanha de apoio aos peregrinos de Fátima- Outubro 2015

$
0
0
Está a decorrer a campanha de apoio aos peregrinos que se deslocam a Fátima nas estradas a sul e a norte de Fátima, peregrinos esses que se encontram a pagar as suas promessas e que estarão no Santuário no próximo dia 13 de Outubro para pedir à Virgem de Fátima bênçãos Espirituais, agradecendo assim por toda a sua proteção maternal.
A Assembleia Portuguesa orgulha-se de poder auxiliar estes Cristãos no cumprimento das suas promessas servindo desse modo Nossa Senhora de Fátima, assim como Deus Nosso Senhor Jesus Cristo.

Visita de S.E o Embaixador da Ordem de Malta em Timor Leste

$
0
0
No dia 14 de Outubro S.E. o Sr. Dr. David Scarf, Embaixador da Ordem de Malta acreditado junto do Governo de Timor Leste, visitou  Lisboa, tendo-se deslocado à sede da Assembleia Portuguesa na Igreja de Santa Luzia em Lisboa.
S.E o Sr. Conde de Albuquerque e S.E. o Sr. Embaixador Dr. Miguel de Polignac ofereceram a S.E. o Sr. Embaixador um almoço nos jardins do Turf Club.
Foram abordados diversos assuntos relacionados com a cooperação entre a Embaixada da Ordem de Malta em Dili e a Assembleia Portuguesa com o apoio da Embaixada da Ordem de Malta em Portugal.

Assembleia Geral da PAR - Plataforma de Apoio aos Refugiados

$
0
0
No dia 14 de Outubro realizou-se a Assembleia Geral para eleição da Coordenação da PAR - Plataforma de Apoio aos Refugiados, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.
A Assembleia Portuguesa da Ordem de Malta, como membro da Plataforma, fez-se representar pelo Secretário-Geral, Dr. João Pedro de Campos Henriques, e pelo Tesoureiro, Eng. Salvador Simões de Almeida, que a pedido de S.E. o Presidente, Conde de Albuquerque, estiveram presentes neste ato, tendo o Secretário Geral representado a Assembleia no ato eleitoral. Foi eleita a lista única, por unanimidade, pelos 82 Membros presentes, encabeçada pelo Exmo. Sr. Dr. Rui Marques que será assim o Coordenador Geral da plataforma ao longo do próximo ano.
Durante a Assembleia geral foi feito um ponto de situação dos trabalhos da PAR, tendo sido apresentadas algumas das empresas que apoiam esta iniciativa, nomeadamente a Fundação PT, SIVA, Rádio Renascença, Microsoft, Porto Editora, entre várias outras que deram o seu testemunho de como apoiam ou pretendem apoiar a plataforma, dando o seu exemplo e mostrando que há várias formas de colaborar neste projeto, até porque as necessidades são muitas.
Foi ainda apresentada a revista "Refugiados" e a Plataforma de e-Learning. A revista foi criada e está a ser distribuída gratuitamente com o objetivo de divulgar, chamar à atenção e informar o público em geral e as empresas sobre esta causa.
A plataforma de e-learning disponibilizada pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, um dos centros educativos da rede Doroteia (Congregação das Irmãs Doroteias - Membro da PAR), foi concebida como uma ferramenta de aprendizagem destinada a ajudar a formar os técnicos das Instituições que acolherão os refugiados.
Por fim foram assinados os protocolos com as Instituições Anfitriãs da PAR que acolherão os refugiados.
O Dr. João Pedro de Campos Henriques teve ainda a oportunidade de apresentar cumprimentos ao Dr. Rui Marques, Coordenador da PAR, tendo disponibilizado todos os recursos da Assembleia Portuguesa da Ordem de Malta para esta causa.

Falecimento do Confrade Dr. João Pedro de Portugal de Campos Henriques, Secretário-Geral da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses

$
0
0
Caros Confrades,

Venho por este meio participar a V. Exas. a triste noticia da partida do nosso Confrade e Amigo Exmo. Sr. Dr. João Pedro de Portugal de Campos Henriques, Cavaleiro de Honra e Devoção da Ordem Soberana Militar de Malta e Secretário-Geral da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses, que esta madrugada foi levado à presença do Senhor.

Desde Fevereiro de 2012 que se dedicou sem reservas à Ordem de Malta como Secretário Geral do Conselho, tendo sido incansável no desenvolvimento de novos projectos do âmbito Hospitalar, Cultural, de Comunicação e imagem, contribuindo fortemente para o crescimento da acção e do reconhecimento da Ordem de Malta em Portugal.

Haverá hoje uma Missa pela Sua Alma na Basílica da Estrela, em Lisboa, pelas 20 horas e Missa de Corpo Presente amanhã (sexta-feira) no mesmo local pelas 14 horas.

Todos os Confrades que possam estar presentes na Missa de amanhã deverão usar os seus trajes de Igreja e tentar chegar algum tempo antes da Missa para que se possam organizar todos os pormenores da cerimónia.

Com os melhores cumprimentos, pedindo a Deus pela Santa Guarda dos Confrades,

Salvador Simões de Almeida

Mensagem de S.E o Sr. Conde de Albuquerque, Presidente da Assembleia Portuguesa da Ordem Soberana Militar de Malta

$
0
0
Foi Deus Nosso Senhor servido ao chamar à Sua Presença o nosso querido confrade e amigo Dr. João Pedro de Portugal e Campos Henriques, há quatro dias no passado dia 22 de Outubro.
Como todos sabemos o Dr. João Pedro de Campos Henriques desempenhava já desde há cerca de  três anos e sete meses, de forma exemplar, as funções de Secretário Geral da Assembleia Portuguesa. Durante esse período de tempo os confrades puderam testemunhar o empenho, a abnegação e a imensa dedicação com que este nosso confrade se entregou diária e regularmente « de corpo e Alma » ao desempenho das suas tarefas.
O seu trabalho não era um trabalho fácil .
Ser Secretário Geral de uma Associação Nacional da Ordem Soberana Militar de Malta é tarefa árdua, desgastante e difícil, muito exposta a pressões vindas de todos os lados   (eu próprio já desempenhei essas funções no passado) e que exige grande dedicação e entrega.
Não basta « dar »  :  é preciso « dar – se »  a si mesmo cristãmente  e ao seu próximo de modo incondicional , renunciando a si mesmo; e assim fazia o João Pedro, com o seu imenso talento para as relações humanas, com o seu sentido de humor, com a sua sensibilidade, com o seu tato, com a sua infinita paciência e bondade, enfim com o seu enorme coração iluminado por uma profunda e sempre vivida Espiritualidade.
Com efeito e enquanto Bom Cristão, o « nosso » João Pedro nunca desistiu de dar o seu melhor em prol da  nossa Ordem, da nossa vida religiosa  e da boa concretização dos nossos objetivos de natureza assistencial  sempre no respeito do nosso carisma próprio enquanto Ordem Católica de Cavalaria, o Tuitio Fidae e o Obsequium Pauperum.
Podemos dizer que a dinamização da presença da Ordem de Malta no nosso País  e também além fronteiras, designadamente por ocasião da Peregrinação anual e internacional da Ordem de Malta a Lourdes,  nos últimos três anos muito lhe deve, relembrando aqui, por entre as diversas  e múltiplas « frentes de batalha » que abraçava com gosto, entusiasmo e com a imensa generosidade que o caracterizava, a sua ação ímpar e decisiva para o êxito da Visita Particular que S.A.E. o Príncipe e Grão Mestre Fra Matthew Festing realizou a Portugal, mais concretamente à cidade do Porto, no passado mês de Abril, por ocasião das Cerimónias relacionadas com a Prestação do Juramento feita por Frei Dom Ruy de Villas Boas, e a consequente expressão dos seus votos perpétuos enquanto Cavaleiro de Justiça.
Mas o João Pedro também foi, além de confrade exemplar, um verdadeiro e autêntico « Nobre » no que isso quer real e essencialmente dizer; respeitando e dignificando as Tradições da sua Família e transmitindo a sua visão coerente, generosa, tolerante e solidária da Vida e dos outros aos seus.
Foi também inequivocamente um grande amigo, cujas relações com aqueles que lhe eram próximos e com os quais desenvolvia laços se pautavam por uma imensa afetividade assente numa verdadeira e autêntica estima.
Não poderei nunca esquecer o carinho, a atenção, a humanidade e a verdadeira amizade que sempre dedicou à Assembleia e aos seus confrades e muito em particular aos seus colegas de Conselho.
Sou-lhe, tanto a titulo pessoal como a nível institucional e enquanto  Presidente da Assembleia Portuguesa devedor de inúmeras provas de estima e de grande dedicação; estando certo e seguro de que o João Pedro nos irá acompanhar sempre e para sempre, permanecendo vivo nas nossas memórias e nos nossos corações.
A ele e à sua Ilustre Família na pessoa de sua Mulher e nossa querida amiga Teresa Campos Henriques transmitimos já pessoal e oficialmente os nossos mais sentidos e sinceros pêsames.
E estou certo de que Deus Nosso Senhor tê-lo-à para sempre junto de Si e para a Eternidade na Sua Santa Guarda dando Paz e Descanso à sua Alma para todo o Sempre.

Requiescat in Pacem
 
Deus Guarde Vossas Excelências

Conde de Albuquerque
     Presidente

Cerimónias de Investidura dos Cavaleiros da Sacra e Militar Ordem Constantiniana de São Jorge

$
0
0
No dia 21 de Novembro realizaram-se as Cerimónias de Investidura de novos Cavaleiros da Sacra e Militar Ordem Constantiniana de São Jorge.
A Santa Missa teve lugar na Basílica de Nossa Senhora dos Mártires em Lisboa, tendo sido a nossa Assembleia representada por S.E. o Embaixador Dr. Manuel Côrte-Real, Vice-Presidente da ACPOSMM e pelo Excelentíssimo Sr. Professor Arquiteto Mário Chaves, Assessor do Secretário do Conselho.
S.A.R. o Infante D. Miguel Bragança, Duque de Viseu, Presidente da Real Comissão de Portugal realçou a importância da representação da Ordem Soberana e Militar de Malta nesta Cerimónia de grande importância:
"S.A.R. o Infante D. Miguel de Bragança, Duque de Viseu, Presidente da Real Comissão de Portugal, agradece a presença de todos os Cavaleiros e Damas que, em número assinalável, assistiram à Santa Missa e investidura de sete novos Cavaleiros da Sacra e Militar Ordem Constantiniana de São Jorge, no passado Sábado, dia 21, na Basílica de Nossa Senhora dos Mártires.
Assistiram à cerimónia, o Presidente da Real Comissão de Espanha, Sr. Duque de Hornachuelos, Grande de Espanha, e o Sr. D. Fernando de Vargas-Zuñiga, delegado da Ordem na Extremadura espanhola, bem como representantes da Ordem Soberana e Militar de Malta, da Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém e da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa".


Bazar Diplomático 2015

$
0
0
Nos dias 20 e 21 de Novembro realizou-se o tradicional Bazar Diplomático - Edição 2015, no Centro de Congressos de Lisboa, com cerca 30 Embaixadas representadas. 
Como é tradição, a Embaixada da Ordem Soberana Militar de Malta esteve representada nesta iniciativa, tendo a Assembleia dos Cavaleiros Portugueses colaborado com a venda dos seus artigos de merchandising, a convite de S.E. o Embaixador da Ordem de Malta em Portugal, Dr. Miguel de Polignac.
Todas as receitas angariadas no Bazar Diplomático - Edição 2015 irão reverter a favor de Instituições de Apoio à Saúde Materno-Infantil.


Próximos eventos da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses

$
0
0

1 - “450 ANOS DO CERCO DE MALTA” - JANTAR CONFERÊNCIA NA MESSE OFICIAL DA MARINHA - CASCAIS, quinta-feira, 3 de Dezembro.

No próximo dia 3 de Dezembro, pelas 20h, realizar-se-á um Jantar Conferência na Messe Oficial da Marinha, sita no Palácio Seixas - Rua Fernandes Tomás, nº4  2750-242 Cascais, sob o tema “450 Anos do Cerco de Malta”.
O Conferencista será o Capitão de Fragata, Comandante Costa Canas, Doutor em História Marítima e Professor na Escola Naval.
Esta iniciativa resulta da colaboração entre Sua Excelência o Chefe de Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, o Almirante Luís Manuel Fourneaux Macieira Fragoso, e a Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana Militar de Malta, por ser um tema de grande interesse e importância Histórica para todos os Membros da nossa Ordem.
O jantar tem um custo individual de 25€ mediante inscrição. Agradecemos a todos os Confrades, Damas, Amigos e Familiares que se queiram inscrever que entrem em contacto com o Secretariado por esta via ou através do telefone 21 888 13 03 durante o respetivo horário de funcionamento (15h00 – 18h00).

2 - SANTA MISSA E JANTAR DE NATAL – PORTO – SÁBADO, 5 DE DEZEMBRO

As cerimónias de Natal no Porto terão lugar no próximo dia 5 de Dezembro com o seguinte programa: 
19:00 – Santa Missa de Natal na Igreja dos Clérigos (Torre dos Clérigos) sita na Rua de São Filipe de Nery, Porto, presidida pelo Reverendo Padre Américo Aguiar.
20:00 – Jantar de Natal no Club Portuense, com um custo individual de €55, aberto a todos os Confrades, Suas Famílias e amigos. Todos os Confrades deverão usar os seus trajes de Igreja na Cerimónia Religiosa.
Dress Code para o Jantar – Fato Escuro
Agradecemos que se inscrevam para a cerimónia e jantar no Porto junto do nosso Confrade Eduardo Rosa de Queiroz, através dos seguintes contactos:
Tel. - 91 720 26 83 / 93 529 26 83 / 22 600 53 22.
E-mail – earqueiroz@gmail.com.


3 - CONVITE: Apresentação do Livro "Rossas e a Ordem de Malta" da autoria do Confrade António Brandão de Pinho - Domingo, 6 de Dezembro

A Associação de Defesa do Património Arouquense  e o autor da obra, António Brandão de Pinho, têm a honra de convidar V.Exas para a apresentação do Livro "Rossas e a Ordem de Malta" que terá lugar no próximo Domingo, dia 6 de Dezembro, pelas 10:30h, na Igreja Paroquial de Rossas.
A Sessão de Apresentação será Presidida por S.E o Sr. Embaixador da Ordem de Malta em Portugal, Dr. Miguel de Polignac e a obra será apresentada por S.E, o Sr. Conde de Albuquerque, Presidente do Conselho da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana e Militar de Malta.


4 - CERIMÓNIAS DE NATAL E DE INVESTIDURA DE NOVOS MEMBROS DA ASSEMBLEIA PORTUGUESA DA ORDEM SOBERANA MILITAR DE MALTA - LISBOA – 19 DE DEZEMBRO DE 2015

As cerimónias de Natal e de Investidura de Novos Membros da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana Militar de Malta terão lugar no próximo dia 19 de Dezembro com o seguinte programa:
17h30 – Concentração dos Cavaleiros e Damas na Igreja de Santa Luzia e São Brás, em Lisboa
18h00 – Celebração da Santa Missa de Natal, presidida por S.E.R. o Bispo de Portalegre – Castelo Branco, D. Antonino Dias, Capelão Grã Cruz Conventual “Ad Honorem” da Ordem de Malta, e concelebrada por S.E.R. o Senhor Núncio Apostólico, D. Rino Passigato.
20h00 – Jantar de Natal no Palácio da Independência (Largo de São Domingos, 11 – Rossio, Lisboa)
Todos os Cavaleiros, Damas e novos Investidos deverão usar os seus trajes de Igreja durante a Cerimónia religiosa.
Dress Code Jantar – Fato Escuro
O jantar tem um custo individual de €65 e é aberto a todos os Confrades, suas famílias e amigos.
Agradecemos que se inscrevam junto do secretariado por esta via ou através dos contactos:
916 313 717 / 21 888 13 03 - nos dias úteis das 15h às 18h.



Jantar conferência sob o tema "450 anos do Cerco de Malta"

$
0
0
No dia 3 de Dezembro, teve lugar um jantar conferência na Messe de Oficiais da Marinha em Cascais sob o tema "450 anos do Cerco de Malta".
O conferencista foi o Capitão de Fragata, Comandante Costa Canas, Doutor em História Marítima e Professor na Escola Naval.
O jantar contou com a presença de mais de 30 Confrades, amigos e familiares da nossa Ordem, entre os quais S.E. o Sr. Dr. Augusto de Athayde, Conde de Albuquerque, Presidente da Assembleia Portuguesa da Ordem Soberana e Militar de Malta, S.E. o Embaixador da Ordem de Malta em Portugal, Dr. Miguel de Polignac, S.E. o Chefe de Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, o Almirante Luís Manuel Macieira Fragoso, e vários membros do Conselho.


Cerimónias de Natal da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana Militar do Norte

$
0
0
No dia 5 de Dezembro realizaram-se as cerimónias de Natal da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana Militar do Norte de Portugal, com a celebração da Santa Missa na Igreja dos Clérigos, presidida pelo Reverendo Padre Américo Aguiar, seguida de um jantar comemorativo no Clube Portuense.
Durante o jantar S.E. o Presidente da Assembleia, Conde de Albuquerque, falou da importância da oração e da união de todos os Cavaleiros da Ordem para o cumprimento dos nossos propósitos de defesa da Fé Cristã e assistência aos pobres e mais desfavorecidos.


Apresentação da obra "Rossas e a Ordem de Malta"

$
0
0
No dia 6 de Dezembro, na Igreja Paroquial de Rossas, antiga comenda da Ordem de Malta, teve lugar a apresentação do último trabalho de António Brandão de Pinho, natural daquela freguesia e presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Defesa do Património Arouquense, que editou o livro e esteve representada pelo Secretário da Direção, Senhor Eng.º Alberto Carreira Brandão de Vasconcelos.
A sessão de apresentação foi presidida por S.E. o Sr. Embaixador da Ordem de Malta em Portugal, Dr. Miguel de Polignac de Barros, que, entre outras considerações, contou a história da sua iniciativa e convite ao Dr. António Brandão de Pinho para ingressar na Ordem de Malta.
Correspondendo ao convite que lhe dirigiu o confrade e autor, S.E. o Sr. Conde de Albuquerque, Presidente do Conselho da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana e Militar de Malta, dignou-se apresentar o livro, o que fez de forma exaustiva e muito elogiosa.

Assembleia geral ordinária

$
0
0
Realizou-se no dia 13 de Dezembro dia de Santa Luzia, a Assembleia Geral Ordinária da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses, na Igreja de Santa Luzia e São Brás sua sede em Lisboa .
Foi celebrada a Santa Missa por Monsenhor Dr. Hugo de Azevedo, tendo posteriormente decorrido os trabalhos presididos por S.E. o Sr. Prof. Doutor Dom Gonçalo de Vasconcellos e Souza (Castelo Melhor), Presidente da Mesa da Assembleia Geral.

Mensagem de Natal de S.E o Presidente da Assembleia Portuguesa

$
0
0

Queridos Confrades, queridos membros do C.V.O.M, queridos amigos,

O tempo de Natal, o tempo do Advento , e as festas vividas nesta quadra  levam-nos a pensar no significado da Encarnação.

Deus criador fez-se Homem dando-nos o seu filho para nos salvar.
E Deus criou o Homem à sua imagem e semelhança conferindo-nos deste modo uma dignidade que uma qualquer outra criatura viva não tem.

Porque somos imagens de Deus somos inteligentes  e sobretudo estamos aptos a buscar o verdadeiro e profundo sentido das coisas ou seja: Deus permite-nos  e ensina-nos, se fizermos o percurso necessário e consequentemente se trilharmos o caminho da verdade com convicção, perseverança e humildade a tornar nos sábios.

Mas a verdade tem infelizmente e como sabemos, vários adversários, designadamente a mentira, o erro e a aparência, inimigos esses que como cavaleiros de Malta e cientes da nossa História e do nosso passado glorioso, mas também com profunda e renovada Espiritualidade, cientes dos tempos em que vivemos, e norteados por um esclarecido sentido de futuro, devemos combater diária e incessantemente, dando um claro testemunho cristão da nossa ação pela prática eficaz e regular de obras assistenciais e fortalecidos pela prática diária da Oração.

No entanto e como somos feitos à imagem de Deus, também somos livres; e consequentemente  somos capazes de amar, de sermos senhores de nós mesmos e de nos darmos as outros.
É pois assim enquanto membros de uma Ordem Católica de Cavalaria, a Ordem Soberana Militar de Malta que devemos viver interior e intensamente a nossa Espiritualidade, aprofundando e cultivando a nossa Fé, dando, mas também e sobretudo dando-nos a nós próprios (do nosso tempo, dos nossos talentos, dos dons com os quais Deus nos contemplou, da nossa inteligência e do nosso coração) aos mais necessitados, aos pobres e aos doentes, enfim a todos aqueles que necessitam de auxílio vendo neles o rosto sofrido de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Não restem dúvidas de que ser livre implica uma interioridade e uma introspeção e como tal uma consciência dos nossos pensamentos e das nossas ações.
Não basta contudo estarmos ao lado dos outros e interagir superficialmente: seguir a realidade de Deus é viver efetivamente em comunhão, sendo que tudo em nós é chamado a refletir a imagem de Deus que somos.
E neste aspeto viver intensamente a Espiritualidade e o Carisma Religioso próprio da Ordem de Malta durante o Natal  é para nós um momento ímpar de comunhão connosco, com os outros confrades e com Deus Nosso Senhor, fortalecendo desse modo o nosso Espírito e retemperando forças para - como auxílio de Deus - cumprirmos a nossa Missão Cristã enquanto Hospitalários de São João Baptista - nosso Santo Patrono, exemplo de  humildade - naquilo que se refere à Defesa da Fé e à pratica da Caridade.

Ao recordarmos no Natal que Deus se fez Homem para nos salvar, relembramos que Deus Nosso Senhor nos restituiu a nossa própria imagem enquanto feitos à Sua imagem e semelhança, unindo-se  a nós para que nós unidos a Ele, fossemos resgatados das mentiras, das maldades e das aparências  permitindo-nos desse modo viver a nossa verdade plenamente e realizando o nosso ideal de vida segundo os ensinamentos de Jesus: sermos sábios, livres, capazes de amar e de viver em comunhão, sermos -  e muito em particular enquanto Damas e Cavaleiros de Malta - dedicados uns aos outros e puros de coração.

Que o Senhor nos ajude a perceber nesta quadra natalícia que a nossa maior dignidade se encontra no fato de sermos salvos por um Deus que, humilhando-se, nos deu a faculdade de ver o Caminho, a Verdade e a Vida.

Votos de num Santo Natal extensivos às vossas Famílias,


Conde de Albuquerque
       Presidente


Viewing all 525 articles
Browse latest View live