S.E. o Sr. Conde de Albuquerque, almoçou na Vila Lusa, residência oficial do Embaixador de Portugal acreditado junto da Santa Sé e da Ordem Soberana Militar de Malta, a convite de S.E. o Sr. Embaixador, Dr. António de Almeida Ribeiro.
Nesse mesmo dia, ofereceu ainda um jantar no Circolo della Caccia a Monsenhor José Avelino Bettencourt, Chefe de Protocolo da Secretaria de Estado do Vaticano, ao Excelentíssimo Sr. Dr. Luiz Manuel de Albuquerque Veloso e a dois outros sacerdotes ambos açorianos e residentes em Roma, Monsenhor Saldanha e Albuquerque e Padre Diniz.
No dia 17 de Maio, uma delegação da Assembleia Portuguesa juntamente com S.E. o Sr. Embaixador da Ordem Soberana Militar de Malta em Portugal, Dr. Miguel de Polignac, visitou as instalações, laboratórios destinados a pesquisa, e áreas de dependências médicas (oncologia) da Fundação Champalimaud em Lisboa. S.E. a Presidente da Fundação Sr.ª Dr.ª Leonor Beleza deu as boas vindas à delegação composta por cerca de 10 pessoas, no Auditório principal das instalações . Posteriormente a Sr.ª Dr.ª Maria João de Magalhães e Menezes de Mendia Condessa de Rezende, guiou a visita às magníficas e esplêndidas dependências da Fundação. Ficaram deste modo lançadas as bases para uma profícua cooperação futura a realizar-se entre a Fundação e a Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta.
O Conselho Diretivo da Assembleia Portuguesa da Ordem Soberana Militar de Malta teve recentemente acesso à notícia de que Sua Excelência Reverendíssima o Sr. Dom Manuel Clemente, desempenhando atualmente as funções de Bispo do Porto foi nomeado para suceder ao atual Patriarca de Lisboa, Sua Eminência o Sr. Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom José da Cruz Policarpo. Sua Excelência Reverendíssima deverá assim suceder muito em breve a Sua Eminência o Sr. Cardeal Patriarca de Lisboa. A Assembleia Portuguesa regozija-se com esta notícia e felicita Sua Excelência Reverendíssima.
Uma vez mais nos dias 24 a 26 de Maio, deslocou-se aos Açores, à cidade de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel uma delegação da Assembleia Portuguesa destinada a dar seguimento aos preparativos da festa de investiduras da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana Militar de Malta prevista para o próximo dia 8 de Junho. A delegação encontrou-se com diversas personalidades Açorianas, dirigindo-lhes convites e acertando os detalhes das cerimónias.
No passado domingo dia 2 de Junho uma delegação da Assembleia Portuguesa participou nas cerimónias do Corpo de Deus em Lisboa, tendo os membros da delegação participado na celebração da Santa Missa, integrando-se posteriormente na procissão que percorreu as ruas da capital.
Decorreu no dia 8 de Junho, a cerimónia de Investidura de novos Cavaleiros e Damas de Malta e a respetiva admissão na Assembleia Portuguesa na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Região Autónoma dos Açores. A cerimónia religiosa decorreu com grande brilho e elevação, tendo a Santa Missa sido Presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Dom António de Souza Braga, Bispo de Angra e das Ilhas dos Açores. Antes da cerimónia os Cavaleiros e Damas deslocaram-se ao Convento da Esperança, Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres onde rezaram perante a sua imagem milagrosa pedindo-lhe a sua bênção para os Cavaleiros portugueses e para as suas famílias, bem como para as obras assistenciais e hospitalárias que a Ordem de Malta tenciona desenvolver nos Açores a favor dos pobres e doentes, bem como em Defesa da Fé. Durante a cerimónia S.E. o Sr. Conde de Albuquerque, Presidente da Assembleia Portuguesa condecorou diversas personalidades Açorianas, designadamente S.E. o Sr. Presidente do Governo Regional, Dr. Vasco Alves Cordeiro, S.E. a Srª Presidente da Assembleia Legislativa, Dr.ª Ana Luísa Pereira Luís, S.E o Sr. Presidente da Câmara de Ponta Delgada, Dr. José Manuel Bolieiro e S.E.R. o Sr. Dom António Braga, Bispo de Angra. Após a cerimónia que decorreu na Igreja Paroquial de São José em Ponta Delgada, foram interpretados o Hinos da "Maria da Fonte", dos Açores, da Ordem Soberana Militar de Malta e o Hino Nacional, pela Banda Sinfónica de São Miguel formada no coreto do Campo de São Francisco fronteiro à Igreja e na presença das Autoridades.
Ao fim da tarde foi servido um cocktail nos Jardins do Palácio José do Canto, residência de S.E. o Sr. Conde de Albuquerque nos Açores, tendo atuado diversos ranchos folclóricos, grupos de música tradicional e popular açoriana e bandas sinfónicas.
Seguiu-se um jantar sentado para cerca de 200 pessoas no Salão de Baile do Paço do Jardim José do Canto, tendo posteriormente sido iniciado o Baile de Gala. Durante a noite os convidados puderam ainda assistir a uma sessão de fogo de artifício, tendo uma orquestra de Dixie animado parte da noite. Ficou deste modo lançada a atividade da Ordem de Malta nos Açores, esperando-se agora o desenvolvimento e a execução de boas obras em prol de nossos senhores os pobres e os enfermos.
Apresentação dos 3 Livros de Autoria de S.E o Conde de Albuquerque
No dia 7 foram apresentados os três livros de S.E. o Sr. Conde de Albuquerque em sessão pública que decorreu no Forte de São Brás, tendo sido anfitrião S.E. o Sr. Coronel Passos Gonçalves. Durante a sessão, o Distinto Historiador Açoriano, Dr. José de Almeida Mello apresentou as três obras, já publicadas e apresentadas no continente, mas que não eram ainda conhecidas nos Açores. Após a sessão foi servido um "pico de Honra" tendo o autor autografado diversos exemplares de cada um dos seus três livros. Dignou-se assistir à sessão em representação de S.E. o Sr. Presidente do Governo Regional a Exm.ª Srª Secretária Regional da Solidariedade Social, Dr. ª Piedade Lalanda Gonçalves .
No âmbito das atividades comemorativas do início da presença e dos trabalhos da Ordem de Malta nos Açores, decorreram ainda outras atividades, designadamente duas noites de fados, uma no dia 7 no restaurante do hotel Royal Garden, outra no Palácio José do Canto, esta última antecedida de um cocktail para cerca de 170 pessoas, uma deslocação às Furnas para degustação da especialidade regional típica , cozido nas caldeiras, a inauguração pelo Exm. º Sr. Vice-Presidente da Academia Portuguesa de Ex Libris de uma Exposição contendo temática "melitense", um passeio ás lagoas do Fogo e das Sete Cidades respetivamente, e por fim um passeio de barco ao ilhéu de Vila Franca seguido de uma almoço no complexo "Vinha da Areia".
Inauguração da Igreja de Sant'Anna
No dia 9 de Junho foi inaugurada a Igreja de Sant’Anna propriedade da Fundação Jardim José do Canto, e na qual os Cavaleiros de Malta residentes nos Açores passarão a reunir-se para proceder aos seus exercícios espirituais e para terem uma base para a projeção da sua ação nos Açores. Após uma intervenção do confrade Dr. Paulo Botelho de Gusmão acerca da História e significado da Ermida de Sant’Anna, e da brilhante intervenção do Coro de Sant’Anna, S.E. o Sr. Conde de Albuquerque conjuntamente com SAR, o Duque de Viseu e com S.E. o Sr. Embaixador da Ordem de Malta em Portugal procedeu ao descerramento e à inauguração dos quadros dos quatro Príncipes e Grão Mestres portugueses da Ordem Soberana Militar de Malta. Foi ainda rezada uma oração pelas boas obras assistenciais e hospitalárias da Ordem de Malta nos Açores, em Portugal e no mundo pelo Reverendo Padre Nemésio Medeiros. Seguidamente foi hasteada a bandeira da Ordem de Malta no mastro lateral da Igreja, marcando assim e deste modo simbólica e efetivamente a presença da Ordem de Malta nos Açores.
Inauguração de 11 painéis de azulejos sobre a história dos Açores
Ainda no dia 9 de Junho e após a cerimónia que decorreu na Igreja de Sant’Anna, foram descerrados por diversas personalidades presentes, 11 painéis de azulejos alusivos a 11 momentos da História dos Açores e que ficarão agora patentes ao publico no Parque José do Canto, como parte do complexo cultural contíguo à Ermida de Sant’Anna. A Excelentíssima Srª Dona Luísa Eugénia Bobone Cabral da Câmara Pinto Leite, Viscondessa dos Olivais, autora da concepção e execução destes magníficos 11 trabalhos de pintura sobre azulejos, explicou a cerca de cem pessoas presentes neste ato as razões e os motivos que estiveram na origem do "conceber" e do "executar" deste trabalho.
Deposição de uma coroa de flores junto do busto d'El Rei Dom Carlos I
Após a cerimónia de inauguração dos 11 painéis de azulejos, os presentes deslocaram-se junto do monumento erigido pela família Albuquerque de Athayde em homenagem à deslocação d’El Rei Dom Carlos I a Ponta Delgada e ao Parque José do Canto ocorrida em 1901, tendo S.E. o Conde de Albuquerque solicitado aos parentes d’El Rei Dom Carlos I ali presentes ou que descendessem da família Real de Bragança, designadamente os descendentes do ramo Bragança e do ramo Loulé, para procederem à cerimónia de deposição da Coroa de Flores junto do busto de Sua Majestade. Foi uma cerimónia muito bonita de amplo significado simbólico, pela qual se procurou sobretudo para lá dos regimes, e independentemente do tipo e da forma de Chefia de Estado, homenagear Portugal, e o eterno e intemporal Espírito Humanista, Moderado e conciliatório dos Portugueses tolerante, aberto sobre o mundo, sobre a vida e sobre o Universo, nas suas diversas vertentes, cambiantes e realidades.
Cobertura dos eventos pela Comunicação social
A comunicação social deu uma ampla cobertura a estes eventos tendo S.E o Sr. Conde de Albuquerque sido entrevistado pela RTP Açores no dia 7 de Junho, e dado diversas entrevistas aos jornais locais. Também a revista Açores do jornal Açoriano Oriental e a edição deste mesmo jornal diário de dia 9 de Junho publicaram amplas reportagens alusivas a estes importantes acontecimentos que inova e faz História tanto nos Açores como na vida da Assembleia Portuguesa.
Celebração da Santa Missa Solene na Igreja de São Roque
No dia 23 de Junho, foi celebrada a Santa Missa de São João na Igreja de São Roque em Lisboa perante um grande número de Cavaleiros e Damas. Tratou-se de um importante momento de Unidade Espiritual vivido pelos membros da Assembleia Portuguesa. Durante a Santa Missa presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Sr. Dom Antonino Eugénio Dias, Bispo de Portalegre e Castelo Branco e Capelão Grã Cruz Conventual ad honorem da Assembleia Portuguesa e que foi transmitida em direto pelo canal de televisão TVI, no território nacional e para internacional, estiveram também presentes um número significativo de membros do Corpo Voluntário da Ordem de Malta. Durante a cerimónia atuou enquanto cantora lírica a Dama de Graça Magistral e soprano Sr.ª Dr.ª Maria da Conceição Galante de Goes Villalonga.
Entrevista de S.E o Sr. Conde de Albuquerque à RTP 1
Após a celebração da Santa Missa, S.E. o Sr. Conde de Albuquerque foi entrevistado pela RTP 1, tendo nessa ocasião tido oportunidade de referir a importância do 900 º aniversário da Ordem de Malta, bem como o programa de comemorações previsto até ao fim do ano pela Assembleia Portuguesa. S.E. abordou também sucintamente as realidades da Ordem de Malta no mundo de hoje, a sua importante ação assistencial nos cinco continentes, e a sua natureza de Ordem Católica de Cavalaria, e do permanente testemunho que os seus cerca de 14 mil membros dão no mundialmente de Defesa da Fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Foi também evocada a importância da intervenção da Assembleia Portuguesa através dos seus membros, Chefes de Missão Diplomática junto dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa , no espaço da Lusofonia.
Almoço na Cervejaria Trindade
Após a cerimónia os Cavaleiros, Damas e voluntários deslocaram-se à Cervejaria Trindade, para um almoço de confraternização onde estiveram presentes cerca de 100 pessoas.
Concerto de Música Sacra e Te Deum na Igreja de Nossa Senhora do Loreto
Ao início da tarde realizou-se o Concerto de Música Sacra e Te Deum organizado no âmbito do quadro de atividades da Assembleia Portuguesa previstas para a celebração do 900º aniversário da Ordem de Malta na Igreja de Nossa Senhora do Loreto. Durante o concerto foram interpretadas diversas peças, pelos confrades Dr.ª Maria da Conceição Galante de Goes Villalonga, Dr. Nuno de Goes Villalonga e por Bruno de Menezes Ribeiro respetivamente. Participou no concerto a Orquestra Sinfónica da Guarda Nacional Republicana dirigida pelo Exm.º Sr. Capitão e Maestro João Cerqueira. Dignaram-se assistir ao Concerto, numa Igreja repleta de público, os Srs. Embaixadores de Itália, da Hungria e da Ordem Soberana Militar de Malta, além de diversos outros membros do Corpo Diplomático e os Representantes de diversas Autoridades Civis, Militares e Municipais.
Arraial de São João nos terraços da Igreja de Santa Luzia
Após a realização do Concerto de Música Sacra e Te Deum, os confrades e inúmeros amigos tiveram ocasião de confraternizar no arraial de São João, Padroeiro da Ordem Soberana Militar de Malta, que decorreu nos terraços da Igreja de Santa Luzia contíguo ao edifício da igreja e sobranceiro ao velho e pitoresco Bairro de Alfama, do qual se avista o rio Tejo.
No dia 26 de Junho, S.E. o Sr. Conde de Albuquerque, S.E. o Sr. Conde da Baia, o Exm.º Sr. Secretário do Conselho Dr. João Pedro de Portugal e Campos Henriques e o Exm.º Sr. Professor Dr. José Eduardo Franco, reuniram-se na sede do Centro Nacional de Cultura em Lisboa onde foram recebidos em Audiência pelo seu Presidente, S.E. o Sr. Professor Dr. Guilherme de Oliveira Martins, igualmente Presidente do Tribunal de Contas, afim de dar início à preparação em conjunto do Colóquio a realizar na Fundação Gulbenkian no próximo dia 27 de Setembro.
No dia 4 de Julho, S.E. o Sr. Conde de Albuquerque, deslocou-se às instalações do Banco Santander Totta acompanhado pelo Exm.º Sr. Secretário, Dr. João Pedro de Portugal de Campos Henriques e pelo Exm.º Sr. Vogal do Conselho, João Fiúza Cabral da Silveira afim de ser assinado um Convénio de Cooperação entre ambas as instituições, nos termos do qual as partes concordam em estabelecer uma recíproca colaboração com vista a uma filosofia partilhada que visa fortalecer a qualidade e a excelência de iniciativas assistenciais. O Banco Santander Totta compromete-se na prestação de serviços financeiros à Assembleia Portuguesa e a seus membros (confrades, confreiras, seus familiares e ainda aos membros do Corpo de Voluntários da Ordem de Malta) disponibilizando-se para prestar os devidos esclarecimentos relativamente aos seus diversos produtos e serviços nos termos e nas condições do Anexo I ao referido Convénio.
O Mecenato social do Banco Santander Totta para com a Assembleia Portuguesa, numa perspetiva e na consciência da Responsabilidade Social e com a finalidade da Inclusão social, designadamente no que respeita à prossecução e à realização e cumprimento da Missão da Assembleia Portuguesa através da prática da caridade cristã e do apoio a nossos senhores os pobres e os doentes encontra-se ser a tónica dominante do espírito deste Convénio de Cooperação.
No dia 7 de Julho, S.E. o Sr. Conde de Albuquerque, Presidente da Assembleia Portuguesa assistiu à celebração no Mosteiro dos Jerónimos, enquanto representante da Ordem Soberana Militar de Malta, da Santa Missa de entrada de Sua Excelência Reverendíssima o Sr. Dom Manuel Clemente, enquanto Patriarca de Lisboa. Num Mosteiro dos Jerónimos cheio, e com a presença de Sua Excelência Reverendíssima o Sr. Dom Rino Passigato, Núncio Apostólico, de Sua Excelência o Sr. Presidente da República e de Sua Excelência o Sr. Primeiro-Ministro e de um assinalável número de membros do governo e de Autoridades Civis e Militares, o novo Patriarca de Lisboa saudou os presentes com palavras de Fé e de Esperança. Suas Altezas Reais os Duques de Bragança também assistiram à celebração da Santa Missa. Sua Excelência o Conde de Albuquerque teve ainda ocasião de cumprimentar pessoalmente S.E.R ª após a cerimónia lembrando o quanto a Assembleia Portuguesa foi honrada com a aceitação pelo novo Patriarca da Grã Cruz Pro Piis Meritis oportunamente imposta a Sua Excelência Reverendíssima a quando da celebração da Santa Missa de Natal, na cidade do Porto no passado mês de Dezembro de 2012.
No dia 16 de Julho deslocou-se ao Estado Maior da Armada, uma delegação da Assembleia Portuguesa, chefiada por S.E. o Sr. Conde de Albuquerque, Presidente da Assembleia Portuguesa, assim como o Exm.º Sr. Secretário da Assembleia Dr. João Pedro de Portugal de Campos Henriques, afim de ser recebida por S.E. o Sr. Almirante Luís Macieira Fragoso. Presentes também representantes da CLEPUL e do Centro Nacional de Cultura, entidades que conjuntamente com a Assembleia Portuguesa se encontram a preparar a organização do colóquio / seminário previsto para o dia 27 de Setembro na Fundação Calouste Gulbenkian. Durante a audiência, S.E. o Sr. Conde de Albuquerque convidou a Marinha Portuguesa a associar-se a este evento, patrocinando institucionalmente esta iniciativa e indicando um orador para participar no referido seminário. Os laços históricos e de amizade entre a Marinha e a Ordem de Malta – outrora uma potência naval no Mediterrâneo – assim como a dedicação na atualidade a iniciativas de natureza altruísta – e no caso da Ordem de Malta de cariz cristão, constituem aspetos comuns às respetivas ações e dinâmicas de serviço, próprias e que no entender de ambas as instituições justificam esta iniciativa conjunta.
Foi assinado dia 27 de Julho um protocolo de cooperação ao nível cultural e assistencial entre a Assembleia Portuguesa e a Direção do Património Histórico-Artístico da Diocese de Beja.
O documento do protocolo foi assinado na Igreja de Santiago do Cacém conjuntamente pelo Presidente do Conselho D. Augusto de Albuquerque de Athayde, Conde de Albuquerque, pelo Vogal do Conselho Diretivo, Exm.º Sr. João Fiúza Cabral da Silveira, e ainda pelo Exm.º Sr. Vigário Geral da Diocese de Beja e pelo Diretor, Sr. Dr. José António Falcão. Após a assinatura seguiu-se o descerramento de uma placa na sacristia da Igreja Matriz de Santiago do Cacém, tendo seguidamente os presentes jantado numa unidade hoteleira em Sines. Ficaram assim abertos os canais necessários para um incremento da atividade assistencial da Ordem de Malta na Diocese de Beja e consequentemente o incremento do auxilio médico-sanitário aos Peregrinos de Santiago de Compostela que passam por esta zona do país.
No próximo dia 5 de Setembro, pelas 18h00 será inaugurada uma Exposição no Museu da Marinha, Praça do Império em Lisboa, sobre a História e a atualidade da Ordem de Malta enquanto Ordem Católica de Cavalaria e enquanto Instituição cuja natureza cristã assenta no Tuitio Fidae e no Obsequium Pauperum , inserida no programa de iniciativas e de eventos da Assembleia Portuguesa respeitantes às celebrações do 900º aniversário da Ordem de Malta que este ano decorrem.
Trata-se de uma iniciativa conjunta da Assembleia Portuguesa e da Marinha, instituições que sempre pautaram a sua ação pelo Espírito de serviço e de entreajuda em prol das populações e em defesa dos mais desfavorecidos tendo sempre tido em comum a proteção solidária aos mais carecidos e ás populações desprotegidas.
O Conselho Diretivo da Assembleia convida aqui todos os eventuais interessados a participar nas cerimónias de inauguração da Exposição.
Inaugurou-se no dia 5 de Setembro e estará patente até ao dia 31 de Dezembro, no Museu de Marinha, uma Exposição subordinada ao lema ‘900 anos de História, Cultura e Solidariedade, ao serviço de uma Cultura Humanista: A Ordem de Malta e a Marinha’, comissariada pelo Senhor Conde da Bahía, Professor Doutor João Charters de Almeida e Silva, e onde se pretende demonstrar de um modo linear e profusamente ilustrado, o extraordinário desenrolar da História da Ordem de Malta e de outros acontecimentos do Mundo, que contribuíram para a definição e estruturação da civilização Ocidental. No Museu de Marinha que é 2º Museu mais visitado no País, nomeadamente por estudantes em visitas pedagógicas, tem a Ordem de Malta nesta exposição, a possibilidade e contribuição para a difusão e reconhecimento junto do grande público da sua história e das atividades contemporâneas no Mundo. A inauguração contou com a presença do Sr. Embaixador em Portugal, Dr. Polignac de Barros, do Presidente da Assembleia Portuguesa Sr. Conde de Albuquerque, o Sr. Almirante Chefe do Estado Maior da Marinha e de inúmeros confrades e convidados. A informação presente no local, é amplamente complementada pela aplicação de QR Codes em 6 línguas.
A Ordem de Malta apadrinhou a fundação da Confraria de Nossa Senhora do Castelo de Aljustrel, no dia 8 de Setembro, nas festas anuais da vila, na solenização das cerimónias que incluíram a investidura dos órgãos sociais, missa solene e procissão pelas ruas da vila, e ainda bênção final da vila e do concelho no topo do monte onde se implanta a Capela de Nossa Senhora do Castelo, cuja veneração data de 1510, pelos escritos mais antigo conhecidos. Em representação da Assembleia Portuguesa da Ordem de Malta este presente nestas cerimónias o Confrade Prof. Arq. Mário Chaves.
No dia 9 de Setembro, num dos atos mais significativos das seculares "Feiras Novas" de Ponte de Lima, como é da tradição, os Cavaleiros da Ordem de Malta da mais antiga Vila de Portugal, incorporaram-se na majestosa Procissão de Nossa Senhora das Dores que percorreu as ruas desta linda terra do Minho.
No âmbito das comemorações dos 900 anos do reconhecimento da Ordem de Malta pela Santa Sé, a Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta, em coordenação com a Colegiada de S. Martinho de Cedofeita, a Irmandade Militar de Nossa Senhora da Conceição e o Queen's College da Universidade de Oxford, organizou um concerto coral pelo "Choir of the Queen's College" sob a direção do Maestro Owen Rees, que teve lugar na Igreja da Colegiada de S. Martinho de Cedofeita, na cidade do Porto. Perante uma assistência de cerca de mil pessoas, este importante grupo coral do Reino Unido, interpretou obras de J. S. Bach, Duarte Lobo, Manuel Leitão Avilez, Jonathan Dove, David Bedanall e Benjamin Britten, interpretações que mereceram demoradas ovações por parte de um público atento e exigente.
A Ordem de Malta, como já vem sendo hábito, esteve representada nas cerimónias de Vera Cruz, com Missa Solene, seguida de procissão com a preciosa relíquia do Santo Lenha, trazida da Terra Santa pelo Comendador Pires Farinha e presente na Batalha do Salado nas mãos do Prior do Crato Dom Álvaro Gonçalves Pereira. Presentes João Fiúza da Silveira (C.G.M e Vogal do Conselho) e o Dr. Augusto Ferreira do Amaral (C.H.D). O celebrante fez referencia na homilia à presença e antiga ligação da Ordem de Malta a Vera Cruz, antiga comenda, e também à comemoração dos 900 anos da Ordem, felicitando os cavaleiros presentes e pedindo que o transmitissem à Assembleia Portuguesa.
Os 2 confrades presentes foram convidados a seguir na procissão debaixo do Pálio, junto ao relicário do Santo Lenho. Foi também inaugurado um monumento ao Santo Lenho de Marmelar da autoria do escultor Francisco Charneca.
No dia 12 de Setembro, S.E. o Sr. Conde de Albuquerque deslocou-se ao Palácio de Saint James em Londres para participar numa receção oferecida por S.A.R. o Príncipe de Gales, por ocasião da abertura dos trabalhos da Cimeira de delegados da YBI (Youth Business International), uma organização patrocinada por S.A.R., com projeção nos cinco continentes e cujo objetivo é a promoção de jovens empresários procurando criar as oportunidades necessárias para o lançamento dos seus projetos empresariais.
No próximo dia 27 de Setembro a Assembleia Portuguesa da Ordem Soberana Militar de Malta irá realizar um colóquio com o tema – “900 Anos ao Serviço de uma Convicção Humanista; História, Cultura e Solidariedade”, no âmbito das comemorações dos 900 Anos da Ordem de Malta. Esta iniciativa terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian (Auditório 3), das 9:00 às 19:30 horas.
Estarão presentes vários oradores e entidades de grande prestígio que irão debater diversos assuntos da atualidade e relação dos mesmos com a Ordem de Malta e a sua ação ao longo de nove séculos.
Nesta ocasião dar-se-á ainda lugar ao lançamento de 5 selos comemorativos alusivos aos 900 Anos da Ordem de Malta pelos CTT – Correios de Portugal, contando com a presença do Exmo. Senhor Dr. Francisco Lacerda, Presidente da Instituição, na cerimónia de lançamento.
A entrada é livre mediante inscrição através dos seguintes contactos: